Sindinstalação | Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado de São Paulo (11) 91020 8168 | comunicacao@sindinstalacao.com.br

Indústria da construção: avanço das expectativas e da intenção de investimento em fevereiro

Apesar da queda do nível de atividade e do emprego em janeiro, a construção recupera parte da confiança e percebe melhora para os próximos meses

A indústria da construção registrou queda do emprego e da produção no início deste ano, com um recuo de 2,9 pontos na comparação com o mesmo período do ano passado, comportamento que é considerado, em grande parte, típico para o período. No entanto, o empresário está mais confiante e com expectativas mais otimistas para os próximos seis meses. Os dados são da Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que ouviu 343 empresas entre 1º e 9 de fevereiro.

A economista da CNI Larissa Nocko explica que os indicadores de expectativa, de investimento e de confiança apontam um empresário do setor da construção mais otimista com o curto prazo do que estavam no fim do ano.

“Os últimos meses de 2022 mostraram uma perda de ritmo da atividade e, em janeiro, os índices de expectativas apresentaram perspectiva de queda. A intenção de investimento e a confiança também acumulavam sucessivas retrações em janeiro. Em fevereiro houve recuperação de parte desse comportamento de queda”, explica.

Fonte: CNI