Conheça as tecnologias que estão transformando a construção civil

Inteligências artificiais, Internet das Coisas e tecnologias inteligentes estão definindo o futuro do setor

De uns tempos para cá, um avanço da tecnologia vem criando grandes expectativas e transformando praticamente tudo que conhecemos. Chamado de Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês para Internet of Things), esse termo é usado para designar todo tipo de tecnologia capaz de se conectar à rede e trocar informações em tempo real com outros dispositivos semelhantes, podendo funcionar de forma 100% automática. Com a chegada do 5G, as possibilidades aumentaram consideravelmente, e se definiu esses recursos inteligentes como a tecnologia do futuro.

Não demorou muito para que essas novidades chegassem ao mercado de trabalho, e, no setor da construção civil, não está sendo diferente. Os chamados “canteiros de obra inteligentes” já são uma realidade e consistem na utilização desses recursos automáticos, a fim de otimizar o tempo, reduzir custos e aumentar a segurança de todos os envolvidos em uma obra. Uma das principais ferramentas utilizadas aqui são as inteligências artificiais, que ficam responsáveis por controlar praticamente tudo: estoques, entrada e saída dos colaboradores, comunicação entre os setores, etc.

A produção de dados é enorme dentro de uma construção. O papel da IA é justamente coletar e organizar essas informações, indicando através de softwares tudo de mais importante para os gestores, auxiliando em uma tomada de decisões mais assertiva. Alguns modelos mais avançados ainda são capazes de detectar qualquer irregularidade, através de câmeras de segurança, alertando os responsáveis quando os trabalhadores não estão usando os equipamentos indicados ou sobre qualquer situação de risco.

Ainda há as chamadas “tecnologias construtivas”, equipamentos inteligentes capazes de realizar suas funções de forma autônoma. Elas são utilizadas para realizar diferentes tarefas no canteiro de obras, como cavar um buraco, levantar uma parede, espalhar concreto e coisas do tipo. Todo esse maquinário é programado previamente por profissionais especializados, então não existe risco de erros, já que eles apenas repetem todos os comandos registrados de forma automática.

A chegada dessas novidades no setor da construção civil abre novas oportunidades para os profissionais da área, que deverão estudar e se especializar nessas novas tecnologias para se manterem atualizados. Quem ainda está cursando Engenharia Civil EAD já pode ir buscando esse conhecimento desde já, pois o mercado certamente precisará de profissionais qualificados no assunto em um futuro próximo. A implementação dessas tecnologias no setor está acontecendo de forma lenta e gradual, mas não vai demorar muito para que elas se tornem o novo normal.

Fonte: Jornal Dia Dia