Sindinstalação | Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado de São Paulo (11) 91020 8168 | comunicacao@sindinstalacao.com.br

Sindinstalação prestigia Plenária de Executivos da Fiesp

Atualização de Crédito, Cenário Econômico, Agenda Ambiental, Atualizações Trabalhistas e Tramitações dos principais projetos de Lei e perspectivas para as eleições foram alguns dos temas apresentados na Plenária de Executivos de Sindicatos realizada no dia 11 de maio, de forma virtual.

A abertura foi feita pelo diretor titular do Departamento Sindical, Paulo Henrique Schoueri, que agradeceu a participação de todos. O Cenário Econômico foi o tema abordado pelo gerente do Departamento de Economia, Denilson Lopes, que destacou a desorganização das cadeias globais como fator que impactou os preços dos produtos industriais.

Ele explicou a elevação dos preços dos produtos da cesta básica e ressaltou que a expectativa é de que a inflação continue subindo para 2023. Para tentar combater a inflação o Banco Central vem elevando a taxa Selic. “Saímos de 2021 com 2% ao ano e agora está 12,75%, atuando de forma expressiva na tomada de crédito.”

A indústria está andando de lado, segundo Denilson Lopes. “A indústria está estagnada tanto em nível nacional, quanto paulista. Quanto à expectativa de crescimento do PIB, refletindo o quadro de resiliência da atividade de serviço e comércio varejista, ela vem mostrando melhora.”

A seguir a gerente do Departamento de Desenvolvimento Sustentável, Anícia Pio, trouxe os destaques da Agenda Ambiental, chamando atenção para  as regras para o cumprimento da logística reversa pelos importadores, a simplificação e dispensa de elaboração de planos de gerenciamento ea manutenção dos dispositivos relativos à isonomia prevista pelo Decreto 9.177/2013, que foi revogado.

O representante do Departamento Sindical, Glaucio Braga, falou sobre as atualizações Trabalhistas, com destaque para Lei 14.151/2021, conhecida como lei da gestante. O advogado explicou que a lei estabelece que  as empregadas gestantes deverão ser afastadas do ambiente de trabalho, deixando de exercer suas atividades presencialmente para que sejam realizadas “em seu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância.” (artigo 1º, Lei nº 14.151/2021).

Marcos Lima, do escritório da Fiesp em Brasília, falou sobre a tramitação dos principais projetos de Lei e perspectivas para as eleições. Mostrando números de algumas pesquisas, Lima afirmou que ainda não é possível definir um vencedor, e ele não acredita em uma vitória no primeiro turno.

Finalizando, José Roberto Damaceno, do DECOMTEC, falou sobre Atualizações de Crédito.