Papo de Líder da CBIC debate meio ambiente e sustentabilidade

Aconteceu no dia 28 de fevereiro o segundo encontro do “Papo de Líder” de 2024, promovido pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O projeto visa expandir o conhecimento dos membros do grupo CBIC Jovem e fomentar uma maior integração entre a equipe e os líderes das comissões da entidade.

O encontro teve como tema de debate o meio ambiente e sustentabilidade. No contexto da indústria da construção, a preocupação com o meio ambiente tornou-se uma prioridade essencial. À medida que a sociedade busca soluções para mitigar os impactos ambientais, as empresas do setor estão adotando práticas sustentáveis para reduzir sua pegada ecológica e promover o desenvolvimento responsável.

Para o vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da CBIC, Nilson Sarti, a CBIC coloca a sustentabilidade como vetor estratégico do negócio da construção e estimula nova mentalidade, “A CBIC incluiu no radar o compromisso de contribuir para atender as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) através de projetos conduzidos pela entidade”, concluiu.

A sustentabilidade na construção abrange uma variedade de áreas, desde o uso eficiente de recursos naturais até a redução de resíduos e a implementação de tecnologias ecoeficientes. Isso inclui a adoção de materiais de construção sustentáveis, o uso de energias renováveis, a implementação de técnicas de construção verde e a adoção de práticas de gestão ambiental durante todo o ciclo de vida do projeto.

Sarti destaca a necessidade de estimular o setor a ter como um dos eixos centrais a sustentabilidade, “A CBIC vem atuando e tem proposto que o poder público conceda estímulo a empreendimento sustentáveis, reconhecendo o esforço das empresas em torno de uma transição continuada no modelo de negócios do setor e beneficiando consumidores conscientes e engajados com a sustentabilidade”, destacou.

Empresas e profissionais do setor estão cada vez mais comprometidos em integrar a sustentabilidade em todas as etapas dos projetos, desde o planejamento até a execução e manutenção. Isso não apenas beneficia o meio ambiente, reduzindo a poluição e a degradação dos recursos naturais, mas também contribui para a criação de espaços mais saudáveis e eficientes para as comunidades.

A CMA destacou também a vontade de introduzir na agenda da construção temas como descarbonização e construção com madeira. “A Comissão de Meio Ambiente está debruçada e introduzindo na agenda da construção brasileira temas como descarbonização e construção com madeira, que carregam tendencias cuja realização está cada vez mais próxima”, pontuou o vice-presidente da CMA.

Ao longo do debate, a Comissão de Meio Ambiente da CBIC, pontuou os outros eixos de atuação da Comissão como os recursos hídricos, energia renovável, cidades sustentáveis, legislação ambiental, entre outros.

Fonte: CBIC