Nova nota de crédito do país é conquista para a economia, diz Lira

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta 4ª feira (26.jul.2023) que a nova nota de crédito do Brasil divulgada pela agência de classificação de risco Fitch representa “importante conquista para a economia do país”. Segundo ele, a nova classificação está relacionada à política econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem tido respaldo na Câmara dos Deputados.

“A decisão da agência de classificação de risco Fitch de elevar a nota de crédito do Brasil para ‘BB’ é uma importante conquista para a economia do país. A nova avaliação da agência se deve à política econômica do governo, que tem recebido todo o apoio institucional da Câmara dos Deputados”, escreveu Lira em seu perfil no Twitter.

A Fitch elevou a nota de risco soberano do país de BB- para BB, com perspectiva estável. Segundo a agência, a nota reflete o “desempenho macroeconômico acima do esperado”. Em 2018, o Brasil foi rebaixado para o patamar BB-.

Lira mencionou aprovações na Câmara que contribuíram para a melhora das perspectivas econômicas, como o marco fiscal, as novas regras do Carf (Conselho de Administração de Recursos Fiscais) e a reforma tributária.

O projeto sobre o Carf e a reforma ainda aguardam votação no Senado. Já o novo regime fiscal deve ser votado novamente pelos deputados em agosto para análise das mudanças feitas pelos senadores. “A Câmara não falta à sua responsabilidade com o Brasil e apoia todas as medidas do interesse do país”, declarou Lira.

Fonte: Poder 360