Segundo o governo federal, o Brasil será o primeiro país a receber apoio do Acelerador de Transição Industrial
O MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) anunciou nesta quarta-feira (17) uma parceria com o programa ITA (Acelerador de Transição Industrial), que tem por objetivo aprimorar projetos focados na descarbonização da indústria até a COP30. Segundo o governo federal, o Brasil será o primeiro país a receber apoio do programa.
A pasta informou que o ITA vai auxiliar em portfólios de projetos industriais verdes do país, incluindo as necessidades em políticas regulatórias, para criar cadeias de valor de baixas emissões, estimular a demanda por produtos verdes e identificar mecanismos para reduzir o risco do investimento nos projetos.
O Acelerador da Transição Industrial é uma iniciativa global que busca avançar com a descarbonização dos setores industriais e de transporte, responsáveis por altas emissões. O projeto foi lançado em dezembro de 2023, durante a Cúpula Mundial de Ação Climática da COP28, pela Presidência da COP28.
Para os interessados, o ministério indicou que nesta terça-feira começa o prazo para que os desenvolvedores apresentem as principais barreiras para os avanços dos projetos. As contribuições devem ser feitas até setembro pelo site do programa.
“O ITA se concentrará em apoiar empresas brasileiras e internacionais, conectando-as a financiadores e aproveitando os recentes desenvolvimentos de políticas no Brasil, para que seus projetos de descarbonização profunda avancem para a decisões finais de investimento nos próximos dois anos”, afirmou diretora-executiva do Acelerador de Transição Industrial, Faustine Delasalle.
Fonte: R7 Brasília