Sindinstalação | Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado de São Paulo (11) 91020 8168 | comunicacao@sindinstalacao.com.br
Sindinstalação | Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado de São Paulo (11) 91020 8168 | comunicacao@sindinstalacao.com.br

Construção precisa conhecer as Normas Técnicas de Segurança do Trabalho

As novas Normas Técnicas (NBRs) de Segurança do Trabalho na construção precisam ser mais conhecidas por profissionais dessa área das construtoras e por fabricantes de equipamentos e sistemas de segurança para as obras deste e de outros setores da atividade econômica.

A recomendação é de José Bassili, gerente do SESMT Corporativo do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), por ocasião da campanha de conscientização Abril Verde, que teve sua data principal em 28 de abril, Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho.

Bassili explica que as novas normas complementam a Norma Regulamentadora (NR) 18. “Elas vêm para dar condições técnicas aos fabricantes de equipamentos e sistemas de segurança para produzi-los e aos usuários para instalá-los, testá-los e mantê-los, de modo a proporcionar a segurança necessária aos trabalhadores. “Sua observância evitará muitos acidentes e elas devem ser adotadas tanto na fase de planejamento como na execução da obra”, afirma.

Três normas técnicas relacionadas à segurança do trabalho na indústria da construção foram publicadas em 3 de julho de 2024:

  • ABNT NBR 17152-1:2024 – Segurança em obras – redes de segurança contra quedas – Parte 1 – Requisitos e métodos de ensaio.
  • ABNT NBR 17152-2:2024 – Segurança em obras – redes de segurança contra quedas – Parte 2 – Requisitos e diretrizes de instalação.
  • ABNT NBR 17164:2024 – Segurança em obras – Sistemas provisórios de proteção de periferia [guarda-corpos] – Especificações e métodos de ensaio.

A ABNT NBR 17152-1 estabelece os requisitos e orientações para a fabricação de redes de segurança destinadas a amparar quedas de pessoas em obras civis e outros, e especifica os métodos de ensaios para redes de segurança. É aplicável a sistemas de proteção contra quedas e faz parte de sistemas de proteção coletiva de trabalho.

Já a ABNT NBR 17152-2 estabelece as diretrizes para a instalação das redes. Especifica os requisitos para a instalação conforme o manual de instruções do fabricante, as especificações do produto e os requisitos para os ensaios dos sistemas S, T, U e V de redes de segurança conforme a ABNT BR 17152-1. Não se aplica aos sistemas S de redes de segurança com dimensões de área inferiores a 35m² e de lado menor de 5m, nem se aplica às distâncias de segurança embaixo da rede. Destina-se ao uso de fabricantes, profissionais habilitados e outros responsáveis pelo controle de qualidade do produto.

A ABNT NBR 17164 foi adaptada da norma espanhola EN 13374. Ela dá condições técnicas para produzir e ensaiar guarda-corpos, de modo a proporcionar a segurança necessária aos trabalhadores. A norma de proteção de periferia é muito importante para a construção civil, tendo em vista que em quase todas as obras há guarda-corpo e até então não estava normatizado.

A norma estabelece os requisitos, os procedimentos de cálculo estrutural e os métodos de ensaio para os guarda-corpos utilizados durante a construção ou manutenção de edifícios e outras estruturas. Aplica-se aos sistemas de proteção de periferia para superfícies horizontais ou inclinadas, e estabelece os requisitos para três classes de guarda-corpos, sejam fixados na estrutura ou baseados no peso e atrito sobre superfícies horizontais.

Atualmente, está em fase de finalização uma quarta norma técnica, sobre fabricação, instalação e utilização de andaimes, que será bastante útil para a construção e todos os setores que os utilizam.

Mais informações:

Fátima Cardoso – (11) 3664-5740 / fatima.cardoso@seconci-sp.org.br

Rafael Marko – (11) 3664-5945 / rafael.marko@seconci-sp.org.br

 


Veja também

Sindinstalação

Contribuições Patronais

Tabela para o Cálculo

SAIBA MAIS

Sindinstalação

Clique aqui Associe-se Juntos somos mais fortes!

Conheça as empresas associadas

SAIBA MAIS