Sindinstalação | Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado de São Paulo (11) 91020 8168 | comunicacao@sindinstalacao.com.br
Sindinstalação | Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado de São Paulo (11) 91020 8168 | comunicacao@sindinstalacao.com.br

Em Baku, CBIC discute política de inclusão no setor da construção

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, discutiu o envolvimento do setor da construção em uma política pública destinada a inserir pessoas em situação de risco no mercado de trabalho. A proposta foi apresentada pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, durante encontro após a inauguração do estande da Confederação Nacional da Indústria (CNI) na zona verde da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP-29), na cidade de Baku (Azerbaijão), nessa terça-feira (12/11).

Recebido pelo presidente da entidade, Ricardo Alban, Alckmin e outras autoridades brasileiras visitaram o espaço onde a CNI painéis, debates e o lançamento de estudos para mostrar os avanços já alcançados pela indústria no Brasil na agenda do clima e propor soluções para que o país consiga reduzir as emissões de gases de efeito estufa e acelerar a transição para uma economia de baixo carbono. Antes, o vice-presidente havia discursado na plenária de líderes mundiais da cúpula.

“O vice tem estudado medidas que possam dinamizar a geração de empregos e criar oportunidades para esse público, trazendo pessoas em situação de risco para o mercado formal”, comenta o presidente da CBIC.

Os dois executivos também comentaram sobre a competitividade do setor e temas da agenda da sustentabilidade, como os planos de ação dos países que assinaram o acordo de Paris a fim de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) e ajudar a manter o aquecimento global abaixo de 2°C. O compromisso brasileiro, anunciado por Alckmin para 2035, é reduzir as emissões de gases de efeito estufa de 59% a 67%, na comparação com os níveis de 2005.

Sessões oficiais

O segundo dia de participação da CBIC na COP 29 começou no “Diálogos da COP 29 – Tecnologias Digitais de Energia e Comunicação de Informação que promoverão a Futura cidade NetZero”, evento especial realizado na zona azul, espaço formal de conferência e negociação administrado pela UNFCCC onde ocorrem todas as sessões oficiais, reuniões, eventos paralelos e coletivas de imprensa realizadas durante a conferência do clima.

Na ocasião, a delegação da entidade participou da apresentação das iniciativas para alcance das metas da Agenda 2030, nas temáticas de cooperação digital para acelerar o progresso no atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como proteção de dados, engajamento da sociedade no acesso à conectividade, entre outros.

A comitiva da CBIC também acompanhou os pronunciamentos na plenária na abertura do encontro de líderes mundiais, com as presenças dos presidentes da Turquia, Sérvia e Uzbequistão.

O tema tem interface com o Projeto “Estratégias para Inovação e Desenvolvimento na Indústria da Construção e no Mercado Imobiliário, seus trabalhadores e a sociedade civil no Brasil” da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

 

Fonte: CBIC

 


Veja também

Sindinstalação

Contribuições Patronais

Tabela para o Cálculo

SAIBA MAIS

Sindinstalação

Clique aqui Associe-se Juntos somos mais fortes!

Conheça as empresas associadas

SAIBA MAIS