Projeto de Gestão FAP / RAT

O Ministério da Fazenda já disponibilizou o cálculo do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) com vigência em janeiro de 2018. Ele incidirá na folha de pagamento de todos os estabelecimentos (segundo a Portaria 420 MF, de 27/09/2017, publicada no DOU de 28/9/2017). Os índices do FAP estão disponíveis para consulta no site da Dataprev.

Lembramos que o aumento do FAP, representa um aumento percentual da contribuição sobre a Folha de Pagamento da empresa, calculado na GPS.

A contestação deverá focar nas seguintes divergências:

• Comunicação de Acidentes do Trabalho – CAT;
  • Benefícios Previdenciários;
  • Massa Salarial;
  • Número Médio de Vínculos;
  • Taxa Média de Rotatividade.
O SINDINSTALAÇÃO em parceria com o Departamento de Ação Regional (Depar), criou um Grupo de Executivos para avaliar como a gestão correta do FAP RAT pode reduzir custos para as empresas.
Para auxiliar as empresas na Gestão de FAP-RAT-NTEP, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), criou a Central de Inteligência que deverá contribuir com informações e conhecimentos uteis para a tomada de decisão nos processos de segurança e saúde do trabalhador.

Conheça nosso trabalho e saiba como podemos ajudar, enviando e-mail para silvana@sindinstalacao.com.br