Grupos Setoriais

As atividades e reuniões periódicas visam conhecer as principais dificuldades/oportunidades de cada setor das empresas associadas, de maneira a buscar os mecanismos que resolvam os problemas e potencializem as oportunidades de negócios, são os principais objetivos dos Comitês Setoriais.

Identificar as prioridades tanto no plano Político Estratégico como no Plano Operacional e referendar junto à Diretoria e seus Vice-Presidentes Setoriais.

Reunir as empresas associadas dos setores de elétrica, gás, hidráulica, montagem industrial e eletromecânica, prestadoras às concessionárias de energias e outras, elaborando a Agenda Estratégica Setorial e mantendo seu acompanhamento.

Principais elementos de análise setorial que devem ser considerados pelos diversos grupos setoriais:

  1. Características principais do setor;
  2. Dificuldades na compra/obtenção de materiais;
  3. Dificuldades de contratação dos serviços com os clientes. Impactos de eventuais sub-contratações, terceirizações;
  4. Dificuldade de obtenção de mão de obra qualificada;
  5. Qualificação de mão de obra indireta/terceirizada;
  6. Concorrência desleal praticada no setor;
  7. Grau de interferência do poder público e do setor privado;
  8. Dificuldades com os projetos apresentados e metodologia de apresentação de orçamentos;
  9. Novas tecnologias e seus impactos no setor – reserva de mercado, outras dificuldades;
  10. Carga tributária setorial;
  11. Dificuldades de cadastramento das empresas para participar de licitações nos setores público e privado.


A Agenda Estratégica Setorial deve ser a resultante do cruzamento da matriz setorial com a análise dos principais elementos que impactam as atividades setoriais, gerando uma lista de prioridades de cada setor.