Ano 5, Número 1491

PARCERIA SINDINSTALAÇÃO, MAPFRESEGURADORA
saiba mais!

Livemax

O Sindinstalação agregou a Livemax para sua empresa buscar a prevenção em medicina e segurança do trabalho, redução de custos, qualidade de vida e produtividade do seu colaborador.
saiba mais!

DESTAQUE SINDINSTALAÇÃO

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA TERCEIRIZAÇÃO DE ATIVIDADE-FIM
O Sindinstalação aguardava com muita expectativa a decisão abaixo, muito embora é importante frisar que a proposta ainda será votada no Senado Federal, onde notadamente o Projeto de Terceirização já referenda avanços no tocante a possibilidade da terceirização da atividade-fim de empresas.
O Sindinstalação e Fiesp atuaram fortemente com propostas e inserções desde o inicio das discussões desta regulamentação da terceirização, iniciadas em meados de 2008, o que neste momento vem consolidar uma vez mais nossa representação e lutas no segmento das instalações e principalmente vem beneficiar diretamente os interesses das empresas instaladoras filiadas nesta Entidade.

INDICADORES ECONÔMICOS

Câmbio (em R$) Compra Venda Inflação
Dólar comercial 3,3889 3,3906  IPCA 0,18%
Dólar turismo 3,2200 3,5700  ICP – Fipe 0,15%
Euro 3,5482 3,5506  IGP-M  -0,03%
Peso Arg. 0,2135 0,2140  INPC  0,07%
Fonte: Thomson Reuters
IGPM (FGV) Set: 0,20% out: 0,16% AC/ Ano: 6,61%
Bolsa SP Índice: 58.389 Variação: -0.01 Valor: R$ 3.797 bi

NOTICIAS DO SETOR

Casa Café com Noticia

LANÇADO O COMITÊ BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DE ENERGIA – ABNT CB-116
São Paulo, 21 de outubro de 2015 – Foi lançado na noite de ontem, o Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia – ABNT CB-116. O novo comitê terá o objetivo de estabelecer canais formais para o avanço da normalização e regulamentações, visando o desenvolvimento e a manutenção de práticas de gestão e economia da energia no País. A gestão do novo comitê será feita pela Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações – Abrinstal.

VALOR DE MERCADO DE EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL CAIU 71,6% DESDE 2010
PiniWeb – Notícias
Segundo dados da Economatica, as empresas de capital aberto da construção civil tiveram seu valor de mercado reduzido em 71,6% nos últimos seis anos. O levantamento detectou que as 16 empresas estudadas somaram, no dia 14 de outubro de 2010, R$ 57,1 bilhões, e no dia 13 de dezembro de 2016, R$ 16,23 bilhões. A queda é de R$ 40,9 bilhões. O ano de 2010 foi o período de pico da construção civil, após a retomada da crise de 2008. O valor de R$ 57,1 bilhões é o maior registrado na pesquisa, que tem início em dezembro de 2007. O menor valor foi observado em novembro de 2008, quando estas mesmas empresas totalizaram R$ 8,1 bilhões.
Matéria Completa!

COMO FORMA DE ESTIMULAR A ECONOMIA, GOVERNO FEDERAL ANUNCIA MUDANÇA NA LETRA IMOBILIÁRIA GARANTIDA
PiniWeb – Notícias
O Governo Federal anunciou na última quinta-feira (15) medidas para “dinamizar a economia brasileira, aumentar a liquidez das empresas e das famílias e reduzir os custos sejam transacionais, de trabalho e de crédito”, como declarou o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira.

INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA FOI O MENOR DA HISTÓRIA EM 2016, DIZ ESTUDO
Valor Econômico – Brasil
O investimento brasileiro em infraestrutura deve ter sido o menor da história recente em 2016, segundo estudo da Pezco Microanalysis, obtido com exclusividade pelo *Valor*. No ano, os aportes para projetos na área diminuíram em R$ 96 bilhões, estima a consultoria, queda real de 6,2% em relação a 2015.

DESTINAÇÃO ADEQUADA PARA RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Valor Econômico – Opinião
A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, instituída pela Lei nº 12.305/2010, parece ter trazido avanços para a gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos – RSU, ao prever a necessidade de que tais resíduos sejam depositados somente em aterros sanitários, eliminando-se assim os lixões.

PL EXIGE APENAS APRESENTAÇÃO PRÉVIA DE ANTEPROJETO
O Estado de S. Paulo – E&N
BRASÍLIA – Um dos pontos mais polêmicos do projeto da nova lei de licitações aprovado no Senado na semana passada é incorporar na legislação, em definitivo, a modalidade da contratação integrada, recurso que permite ao poder público contratar obras com base apenas em um anteprojeto de engenharia.

INTERIOR TEM CUSTO DE VIDA MENOR E TRANQUILIDADE
O Estado de S. Paulo – E&N/Radar Imobiliário
Seja pelo custo de vida mais barato e pela tranquilidade ou pelo valor do metro quadrado mais em conta, o movimento de paulistanos em direção ao interior continua apesar da crise, segundo Frederico Marcondes Cesar, vice-presidente do interior do Sindicato da Habitação de São Paulo(Secovi-SP). A preferência é por cidades localizadas até 100 km da Capital, com destaque, de acordo com Cesar, para Jundiaí, Atibaia, Sorocaba e São José dos Campos.

CONFIANÇA GERA REAÇÃO NO MERCADO DE IMÓVEIS
O Estado de S. Paulo – E&N
A melhora na confiança quanto à evolução da economia foi o fator-chave para que o lançamento de imóveis na capital paulista, o maior mercado nacional do setor, tivesse uma saudável reação.

SETOR DE CONSTRUÇÃO TENTA SENSIBILIZAR GOVERNO SOBRE DISTRATOS
O Estado de S. Paulo – E&N
O ministro da Justiça, Alexandre Moraes, recebeu na semana passada o presidente do Secovi-SP, Flávio Amary, para discutir a regulamentação para os contratos de venda de imóveis. O setor cobra do governo regras para a incidência de multas na rescisão do negócio e devolução dos valores já pagos pelas unidades comercializadas na planta.

GANHO MAIOR DO FGTS SÓ SERÁ PERCEBIDO NO LONGO PRAZO
Folha de S. Paulo – mercado
As mudanças no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), propostas pelo governo Temer, vão ajudar a engordar a reserva do trabalhador para a compra da casa própria ou para a aposentadoria, mas o ganho só será sentido no longo prazo.

EMPRESAS DE CONSERTO E REFORMA AQUECEM O SETOR DE CONSTRUÇÃO
Folha de S. Paulo – mercado
O setor da construção civil ainda retoma o ritmo no Brasil, mas franquias que oferecem serviços nessa área encontram um mercado mais aquecido.

ECONOMIA

Calculadora Café com Noticia

MERCADOS CHEGAM COM GANHO A FIM DE ANO TURBULENTO
Valor Econômico – Finanças
Choque é uma questão de perspectiva e de expectativa. Imagine que alguém, em viagem no tempo, chegasse um ano atrás e dissesse que o Reino Unido aprovaria a saída da União Europeia (UE). Ou que um candidato que defende a renegociação da dívida seria eleito para a Casa Branca. Ou ainda que a Itália recusaria as reformas do premiê Matteo Renzi.

MOODY’S VÊ PRESSÃO PARA FUNDO CORTAR TAXAS
Valor Econômico – Finanças
Com o alívio monetário que começou a ser empreendido pelo Banco Central (BC), o setor de fundos de investimentos deve se ver forçado a reduzir as taxas de administração em 2017, segundo análise da Moody’s Investors Service, especialmente nas carteiras de renda fixa.

CASA DA NOTÍCIA

Casa da Notícia
O Café com Notícias para o Sindicato da Indústria da Instalação – SP é uma coletânea de notícias online elaborada pela Casa da Notícia – Assessoria de Imprensa. Tem dúvidas e/ou sugestões envie uma mensagem para casanews@casadanoticia.com.br