Ano 5, Número 1490

PARCERIA SINDINSTALAÇÃO, MAPFRESEGURADORA
saiba mais!

Livemax

O Sindinstalação agregou a Livemax para sua empresa buscar a prevenção em medicina e segurança do trabalho, redução de custos, qualidade de vida e produtividade do seu colaborador.
saiba mais!

DESTAQUE SINDINSTALAÇÃO

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA TERCEIRIZAÇÃO DE ATIVIDADE-FIM
O Sindinstalação aguardava com muita expectativa a decisão abaixo, muito embora é importante frisar que a proposta ainda será votada no Senado Federal, onde notadamente o Projeto de Terceirização já referenda avanços no tocante a possibilidade da terceirização da atividade-fim de empresas.
O Sindinstalação e Fiesp atuaram fortemente com propostas e inserções desde o inicio das discussões desta regulamentação da terceirização, iniciadas em meados de 2008, o que neste momento vem consolidar uma vez mais nossa representação e lutas no segmento das instalações e principalmente vem beneficiar diretamente os interesses das empresas instaladoras filiadas nesta Entidade.

INDICADORES ECONÔMICOS

Câmbio (em R$) Compra Venda Inflação
Dólar comercial 3,3703 3,3713  IPCA 0,18%
Dólar turismo 3,2000 3,5400  ICP – Fipe 0,15%
Euro 3,5145 3,5173  IGP-M  -0,03%
Peso Arg. 0,2110 0,2113  INPC  0,07%
Fonte: Thomson Reuters
IGPM (FGV) Set: 0,20% out: 0,16% AC/ Ano: 6,61%
Bolsa SP Índice: 58.396 Variação: 0.32 Valor: R$ 3.679 bi

NOTICIAS DO SETOR

Casa Café com Noticia

LANÇADO O COMITÊ BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DE ENERGIA – ABNT CB-116
São Paulo, 21 de outubro de 2015 – Foi lançado na noite de ontem, o Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia – ABNT CB-116. O novo comitê terá o objetivo de estabelecer canais formais para o avanço da normalização e regulamentações, visando o desenvolvimento e a manutenção de práticas de gestão e economia da energia no País. A gestão do novo comitê será feita pela Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações – Abrinstal.
Matéria Completa!

VENDAS DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS NOVOS CRESCEM 35,5% NA CAPITAL PAULISTA EM OUTUBRO, DIZ SECOVI-SP
PiniWeb – Notícias
Realizada pelo Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP), a Pesquisa do Mercado Imobiliário detectou em outubro um aumento de 35,5% de vendas de unidades residenciais novas na cidade de São Paulo em comparação ao mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (14). Em relação ao mês de setembro, entretanto, o volume de 1.507 imóveis comercializados no mês representa uma queda de 12,2%. Desde janeiro, foram vendidas 12.324 unidades, 16,8% a menos do que o mesmo período de 2015, quando foram vendidos 14.810 imóveis.

VENDA DE ATIVOS PODE IMPACTAR CARTEIRA DA ODEBRECHT
Valor Econômico – Empresas
O processo de venda de ativos do grupo Odebrecht, para levantar recursos e abater dívidas, pode impactar a carteira de contratos da Odebrecht Engenharia e Construção (OEC), controladora da Construtora Norberto Odebrecht (CNO) e da divisão internacional de construção do grupo. Cerca de 10% de uma carteira que somava US$ 21,3 bilhões em 30 de setembro está com algum nível de risco em relação ao futuro devido à colocação de ativos à venda, informou a companhia.

CISÃO ENTRE GAFISA E TENDA SERÁ CONCLUÍDA ATÉ FIM DO 1º SEMESTRE
Valor Econômico – Empresas
O processo de cisão entre a Gafisa e a Tenda será concluído, no máximo, até o fim do primeiro semestre de 2017, segundo o diretor financeiro e de relações com investidores da Gafisa, André Bergstein. O lançamento inicial de ações (IPO) da Tenda foi cancelado, mas a separação continua.

GOVERNO VAI AUMENTAR REMUNERAÇÃO DO FGTS E FACILITAR PAGAMENTO DE DÍVIDAS
O Estado de S. Paulo – E&N
O governo anunciou nesta quinta-feira, 15, uma série de medidas para tentar estimular a economia brasileira. Ao lado do presidente Michel Temer, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, destacou que o pacote não foi pensado recentemente e que as medidas fazem parte de um programa.

MEDIDAS DO GOVERNO AJUDAM CONSTRUÇÃO, MAS RETOMADA É DÚVIDA
Folha de S. Paulo – mercado
As medidas que mudam a rentabilidade do FGTS e criam uma nova fonte de financiamento para a construção civil têm potencial de reativar os investimentos no setor, afirmam empresários.

PREÇO DO ALUGUEL DE IMÓVEIS CAI 0,11% EM NOVEMBRO, 18º QUEDA EM 19 MESES
DCI – Serviços
SÃO PAULO – O preço anunciado de locação dos imóveis residenciais caiu 0,11% em novembro na comparação com outubro, de acordo com pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com base nos anúncios do site Zap Imóveis em 11 cidades. O recuo de novembro foi o 18º nos últimos 19 meses.

CONSTRUÇÃO CIVIL
DCI – Serviços
Levantamento de Ademi-DF aponta que, em outubro, as vendas de imóveis residenciais no Distrito Federal somaram 238 aquisições. Em setembro, o Índice de Velocidade de Vendas (IVV) foi de 4,5%, já em outubro, subiu para 5,2%.

BANCOS APOIAM PACOTE DO GOVERNO E ESPERAM OTIMISMO DE EMPRESÁRIOS
Folha de S. Paulo – mercado
Banqueiros receberam bem o pacote do governo. A avaliação é que medidas de estímulo eram necessárias para reavivar o ânimo do mercado e dos empresários.

ECONOMIA

Calculadora Café com Noticia

ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS DA INDÚSTRIA CAI MAIS QUE PRODUÇÃO, APONTA ESTUDO
Valor Econômico – Brasil
A combinação entre receita em queda e endividamento elevado por parte das empresas está levando a uma situação inusitada: a arrecadação de impostos cai mais do que a produção na indústria, segundo levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). É a primeira vez que isso acontece desde 2012, quando o acompanhamento começou a ser feito.

REFORMAS E CORTE DA SELIC AMENIZAM IMPACTO DO FED
Valor Econômico – Finanças
A expectativa de avanço das reformas fiscais e do ciclo de afrouxamento monetário podem amenizar o impacto de uma alta das taxas de juros nos Estados Unidos e manter os investimentos em renda fixa no Brasil atrativos, avaliam os gestores. A leitura do mercado é de que a mudança da projeção para política monetária americana não altera a expectativa de uma aceleração no corte da taxa Selic no ano que vem, dado o cenário de crescimento econômico mais fraco que o esperado do Brasil, recuo da inflação e expectativa de avanço nas reformas fiscais.

CASA DA NOTÍCIA

Casa da Notícia
O Café com Notícias para o Sindicato da Indústria da Instalação – SP é uma coletânea de notícias online elaborada pela Casa da Notícia – Assessoria de Imprensa. Tem dúvidas e/ou sugestões envie uma mensagem para casanews@casadanoticia.com.br